30 de out. de 2009
Dica de Leitura
Conheçam os poemas da Exposição Parede Poética
29 de out. de 2009
Sábado (31/10) | Reunião Ordinária
XIX Concurso Nacional José Cândido de Carvalho - Campos (CONTOS)
23 de out. de 2009
Escritores Boqueirãoenses lançam livro em Encontro
.
1ª Coletânea Poesias e Letras
1ª Coletânea Poesias e Letras
Local de Realização: Brasil
Fonte: Garganta da Serpente
Exposição "Novos Poetas do Cariri Paraibano"
Escritores boqueirãoenses expõem no SESC Centro em Campina Grande
Com temas sociais, como meio ambiente, sociedade, morte, menor de rua, lixo, mulheres e escasses da água, os escritores que fazem parte da ABES levaram os seus trabalhos expostos em painéis à cidade de Campina Grande, de 13 a 23 de outubro.
Com um número expressivo de visitas, a exposição "Novos Poetas do Cariri Paraibano", reflete o trabalho destes escritores já reconhecido em toda a Paraíba.
Esta exposição também participará no Encontro dos Povos do Cariri em São João do Cariri no dia 24 de outubro, onde além da exposição, as escritoras Mirtes Waleska Sulpino estará lançando seu livro de poesia Versos Expressos: Poesias e Etc juntamente com a escritora Jane Luiz Gomes que apresentará "O eu de mim". Neste dia, acontece vários lançamentos de livros de autores do cariri paraibano.
Desfile Cívico homenageia a ABES
Escritores e Artistas Plásticas são homenageados por escolas municipais
Em comemoração aos 50 anos de Emancipação Política do município de Boqueirão, a prefeitura municipal através da Secretaria de Educação e Cultura realizou o desfile cívico do dia 7 de setembro mostrando as potencialidades da nossa cidade.
As belezas naturais, o turismo, o artesanato, a cultura, os mestres, os escritores, enfim todos que contribuíram nesses cinquenta anos para o engrandecimento do nosso município foram destaques.
A ABES não poderia ter ficado de fora, e participou tendo um pelotão da Escola Padrão homenageando todos os escritores, filhos de Boqueirão.







22 de out. de 2009
Exposição de Artes Plásticas
ABES
"Valorizando a arte e a cultura dos filhos de Boqueirão"
São trabalhos belíssimos que merecem o reconhecimento de todos. Atrelada a esta exposição, também realizamos a parede poética, com painéis de poesias dos escritores da ABES, abordando temas com questões sociais, como meio ambiente, o lixo, a mulher, a criança de rua, a morte e a sociedade. Essa parede poética faz parte do projeto "Novos Poetas do Cariri Paraibano".

I Mostra de Cinema "Curta ABES"
O evento foi realizado nos dias 27, 28 e 29 de Julho onde foram exibidos filmes que abordaram temas como o preconceito, crenças e gravidez na adolescência.
27/07
Tema: Todo mundo pode fazer cinema, inclusive você!
Fimes: Malassombrado e Um Santo Francisco no Sertão
Convidado: Rômulo Azevedo (Jornalista e Cineasta)
28/07
Tema: (Pré)conceito
Filmes: Café com Leite e Amanda e Monike
Convidado: Herry Cherriery (Bacharel em Direito e Antropólogo)
29/07
Tema: Adolescência: um tema bom para debate!
Filmes: Gravidez na adolescência e Os jovens de Pilões
Convidado: Glauco Machado (Antropólogo)



21 de Julho - Sarau da Amizade




21 de out. de 2009
Abertura Oficial da ABES

25 de Julho
25 de Julho, uma data especial para todos os escritores da ABES, pois além de ser o nosso dia (Dia Nacional do Escritor) também é a data da abertura da nossa sede, localizada no Centro de Turismo e Artesanato, na rua da Independência - Centro.
Tivemos o privilégio de contar com um espaço situado em uma praça, onde sempre realizamos eventos literários, exibição de filmes e, ainda, possuímos uma biblioteca infato-juvenil com cerca de 100 títulos.
Faça-nos uma visita e conheça a nossa Sede e os nossos projetos. Aproveite e DOE UM LIVRO a ABES, estamos precisando ampliar a nossa biblioteca.




"De Repente, Poesia"

Além de eventos como o Sarau Parede Poética, que faz parte do Balaio Cultural, sempre realizado no mês de novembro, que conta com a participação de grandes artistas conhecidos nacionalmente. Agora em junho, no mês do forró, “de repente, poesia”.
Muito mais que uma Associação

Liberdade para escrever, liberdade para criar, e acima de tudo, liberdade para discutir idéias. Assim é o pensamento dos que fazem a Associação Boqueirãoense de Escritores (ABES), que se tornou o ponto cultural da cidade de Boqueirão nos últimos meses.
Fundada em 28 de fevereiro de 2009, a ABES foi criada com o intuito de reunir poetas, poetisas, contistas, cordelistas, compositores, cronistas e também amantes da literatura em geral, para formar em nossa cidade um movimento litero-cultural.
Nos últimos anos, Boqueirão está tendo a felicidade de ver nascer novos poetas, que além de mostrar seus trabalhos, fazem questão de perpetuar o nome de tantos outros que ajudaram a escrever a história literária boqueirãoense.
Como um candeeiro, a ABES fez surgir um clarão de entendimento e de valorização da cultura local. Boqueirão, "Cidade das Águas", também é chamada hoje "Cidade das rimas e letras", terra de grandes escritores com trabalhos reconhecidos e de tantos outros adormecidos, mas que foram despertados pelo clarão.
Despertar o gosto pela leitura, a começar pela criança, é um dos projetos ABES, que dispõe em sua de um espaço de leitura e de livros de literatura infanto-juvenil, com uma biblioteca que conta com mais cem livros, todos doados por amigos escritores e amantes das letras. Ultimamente, um dos espaços mais visitados nas noites boqueirãoenses.
Hoje, o nome ABES tem ecoado nos quatro cantos da cidade. Uma associação de escritores não apenas para escritores, mas para todos que gostam e valorizam a cultura da nossa cidade.
Mirtes Waleska Sulpino Presidente da ABES (texto publicado no 1º número da revista Cariri inVerso)
.