13 de dez de 2009

Cariri em festa

Em 11/12/2009 às 12:16
Por Thomas Bruno Oliveira (http://www.ancomarcio.com/)

O Instituto Histórico e Geográphico do Cariry Parahybano, sodalício com sede no Solar dos Árabes, em São João do Cariri, está completando neste mês de dezembro seu 4º ano de fundação. A instituição reúne vários escritores, poetas, e outros intelectuais que possuem em comum a ardente paixão pelos ‘Cariris Velhos’.

No último sábado (05/XII/09), tivemos a Reunião Ordinária de 4º aniversário na ‘Villa Real de São João do Cariry’, com uma vasta programação. Além das clássicas execuções dos hinos Nacional, de São João do Cariri e da Padroeira Nossa Senhora dos Milagres (pela ‘Philarmônica Nossa Senhora dos Milagres’), tivemos a visita ao ‘Museum Regional do Cariry’ e no antigo colégio José Leal Ramos (atual clube da cidade) tivemos a formação da mesa e a recepção dos convidados. Estavam entre os presentes: Dom Genival Saraiva, Mário Araújo, Berilo Ramos Borba, Bismarck Martins de Oliveira, Balduíno Lélis, Marco di Aurélio, Profa. Lígia Pereira, Arnaldo Júnior Farias Doso, Rosa Maria do Nascimento (SEBRAE), Paulinho de Cabaceiras, dentre outras personalidades.

Destacamos a participação de nove membros da Associação Boqueirãoense de Escritores - ABES, que ao exibirem banners com suas poesias, ‘quebraram’ o protocolo da Reunião, levando todos os convidados a apreciar o mural de poesias. Foi notória a empolgação e admiração dos presentes àqueles escritos regionais, que através da rima exaltavam a áurea e o povo interiorano da Paraíba, buscando seus misteres mais singulares.

A ABES (http://abespb.blogspot.com), presidida pela poetisa Mirtes Waleska Sulpino, foi fundada em fevereiro de 2009 e vêm movimentando a vida poética da região através de concursos e eventos. Mirtes foi agraciada com o título de ‘Sócio Honorário’, o que para a poetisa representa: “ a grandeza que hoje a Associação tem em toda a região do Cariri Paraibano, levando a poesia a todos àqueles que acreditam que através da leitura, e conseqüentemente do conhecimento, é que se pode transformar o meio em que vivem”.

Mais +...
Com fotos de Malcy Negreiros

Um comentário:

Magna Vanuza disse...

Achei magnifico!
Deus não nos uniu sem objetivo. Vamos expandir nossa cultura em todos os cantos, mostrar a todos o valor e a força do nosso povo, Povo guerreiro, e de uma cultura sem fronteiras!