23 de nov de 2011

FLIBO no Circuito Nacional de Feiras de Livros


Com o objetivo de promover a literatura e trazer o autor para a mediação direta com o leitor, a feira vem ganhando destaque não apenas na Paraíba, mas, em todo o Brasil. Em sua segunda edição, a FLIBO (Feira Literária de Boqueirão) entrou para o Calendário Anual de Feiras Literárias realizadas em todo o Brasil. Realizada pela Associação Boqueirãoense de Escritores e Prefeitura Municipal de Boqueirão, a FLIBO já está nos preparativos para a próxima edição a realizar-se em março de 2012.

O Circuito Nacional de Feiras de Livros é um calendário das feiras de livros realizadas anualmente no País. São eventos para promover os livros, a literatura e a leitura organizados por governos estaduais, prefeituras, entidades de editores e livreiros, ONGs, empresas, escolas e outros parceiros.

Ao organizar e sistematizar um calendário anual – uma antiga demanda dos organizadores de feiras, expositores, escritores e promotores da leitura – o Circuito Nacional de Feiras de Livros vai permitir melhor planejamento, integração de programação cultural e maior participação das cadeias produtiva e criativa do livro e todos aqueles que atuam para formar leitores e desenvolver a leitura no Brasil.

Para apoiar as feiras do livro existentes e estimular a criação de novas pelo interior do Brasil, principalmente em pequenas e médias cidades, a Fundação Biblioteca Nacional e o Ministério da Cultura criaram um programa para apoiar esses eventos.

O calendário das feiras é sistematizado pela Fundação Biblioteca Nacional, por meio de sua Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, e Câmara Brasileira do Livro (CBL). O Circuito Nacional de Feiras de Livro tem o apoio das entidades do livro – Sindicato Nacional de Editores de Livros (SNEL), Liga Brasileira de Editoras (LIBRE) , Associação Nacional de Livrarias (ANL), Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), Associação Brasileira das Editoras Universitários (ABEU), Câmara Rio- Grandense do Livro e as câmaras regionais, que realizam ou apóiam boa parte desses eventos pelo país afora.


Nenhum comentário: