Páginas

9 de nov. de 2012

ABES é contemplada no Projeto Ponto de Leitura PB



A Paraíba acaba de ganhar oficialmente mais 10 pontos de leitura. Os projetos contemplados pela Ação Pontos de Leitura/Programa Mais Cultura foram publicados no Diário Oficial do Estado da quarta-feira (31). 

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) divulgou os projetos selecionados, compostos por 60% de pessoa jurídica e 40% de pessoa física. A seleção foi definida por uma Comissão Tripartite, formada por um representante do Ministério da Cultura, um do Governo do Estado e um da sociedade civil, indicado pelo Conselho Estadual de Cultura.

De acordo com o gerente operacional de Pesquisa Cultural da Secult e presidente da Comissão Programa Mais Cultura, Rosildo Oliveira, o Programa Mais Cultura – Edital Pontos de Leitura da Paraíba foi lançado oficialmente em 20 de novembro de 2010 e habilitou 25 Pontos de Leitura. Destes, dez pontos seriam selecionados posteriormente, distribuídos em duas categorias: 60% para pessoas jurídicas e 40% para pessoa física, em conformidade com o edital de seleção Nº 002/2010, de 30/06/2010.

“O secretário de Cultura, Chico César, juntamente com a Secretaria de Estado da Educação, conseguiu a articulação desta verba, que já estava destinada para o edital, porém foi dotada em gestão anterior. Felizmente, conseguimos que a verba fosse destinada para o edital”, explicou Rosildo. A seleção dos dez pontos a serem contemplados foi realizada na atual gestão do Governo do Estado. O gerente informou também que a avaliação considerou impactos cultural e social do projeto, além de critérios como originalidade, diversidade, modelo de gestão, acessibilidade e territorialização.

De acordo com o edital, o prêmio servirá para o fortalecimento do ponto de leitura, aquisição de materiais para acervo, realização de atividades, entre outros. Os projetos selecionados terão o prazo de 30 dias, contados a partir do dia 5 de novembro de 2012, para enviar os documentos complementares, sob pena de serem desclassificados.

São eles:

Pessoa jurídica – 60%

01 – Palavra Piollin – João Pessoa
02 – Contadores de História – Boqueirão
03 – Leitura e Escrita que Transforma a Qualidade de Vida – Alagoinha
04 – Instituto Casa do Sol – Queimadas
05 – Fundação Menino de Engenho – Pilar
06 – Instituto Cultural Casa do Béradêro – Catolé do Rocha

Pessoa física – 40%

01 – Luiz Barbosa Neto – Pombal
02 – Josinaldo Francisco Pereira – Sapé
03 – Jefferson de Sousa Ramos – Carrapateira
04 – Thyago Braz Dantas – Bananeiras

Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.