Páginas

17 de abr. de 2013

ABES participa do IV ABRIL PARA LEITURA em Sousa (PB)



IV ABRIL PARA A LEITURA
EDIÇÃO ZÉ LIMEIRA

Apresenta aos amantes da literatura local, regional e universal um diversificado conjunto de lançamentos de livros, revistas e filmes; debates, encontros de escritores de várias cidades do estado do Paraíba, distribuição de livros, recitais de poesia popular e erudita, contações de histórias, clube de leitura e roteiro poético-boêmio. Nesta programação especial o maior homenageado será o paraibano Zé Limeira, O Poeta do Absurdo, dono de um domínio pleno das métricas da poesia do repente e até hoje único na constelação dos poetas populares. Está marcado seu encontro com livros, autores e outros leitores de todas as idades no Centro Cultural Banco do Nordeste Sousa com entrada gratuita para todos os eventos.

I Feira do Livro e da Literatura

O salão de exposições do CCBNB-Sousa será palco de um grande encontro de poetas, escritores e leitores, representantes de editoras e convidados de Sousa, Boqueirão, Campina Grande, João Pessoa, Patos na Paraíba, Juazeiro do Norte e Fortaleza no Ceará. Durante os dois dias vários livros serão lançados e disponibilizados em Expositores. Além disso, várias palestras serão proferidas por especialistas em grandes nomes de nossa literatura no Palco Literário e centenas de livros serão disponibilizados gratuitamente através do Projeto Livros Voadores que estará literalmente no Centro deste encontro.
Expositores Abril para Leitura
Dias 18, quinta-feira, às 15h; 19, sexta-feira às 15h
O espaço máximo de integração entre leitores e autores será o salão de exposições do CCBNB Sousa. Neste espaço será montado um conjunto de expositores que representarão grande parte da atual produção literária de grupos de autores e autores independentes de praticamente todas as regiões da Paraíba além de convidados do Ceará. 240min.

Núcleo Literário Blecaute (Campina Grande-PB)
Associação Boqueirãoense de Escritores – ABES (Boqueirão-PB)
Academias de Letras e Poesia (Sousa-PB)
Editora Conhecimento (Fortaleza-CE)
Projeto Livros Voadores (Sousa-PB)
Memorial Augusto dos Anjos (Sapé-PB)
Edições Acauã (Fortaleza-CE)
Confira a Programação completa:
Palco Literário
Pilogamando Zé Limeira
Dia 18, quinta-feira às 15h
Convidado: Edilberto Abrantes (Academia de Letras. Sousa-PB)
Mediador: Tinto Marques (- Academia de Letras. Sousa-PB)

O Abril Para Leitura abre suas páginas trazendo ao publico sertanejo um traçado da vida e da obra de um dos mais criativos poetas que a Paraíba já teve: Zé Limeira, autor de versos decassílabos, sextilhas, entre muitos outros. Usando do seu conhecimento e da sua verve poética, misturando palavras e imagens, Limeira construiu uma poesia completamente inovadora a ponto de receber a alcunha de “Poeta do Absurdo”. 60min.

Dia 18, quinta-feira às 16h
Tema: A Revista Blecaute e o Núcleo Literário que Impulsionou a Literatura Campinense
Convidado: Bruno Gaudencio (Núcleo Literário Blecaute - Campina Grande-PB)

Um grupo de escritores polarizados pelas cidades de Campina Grande e João Pessoa uniu-se para desenvolver iniciativas que objetivam fortalecer as redes de sociabilidades entre os escritores locais e de outros espaços, bem como facilitar a divulgação das obras produzidas por estes juntos ao público em geral. Dessa idéia surgiu o Núcleo Blecaute que será contextualizado por um de seus expoentes. 60min.

Dia 19, sexta-feira às 15h
Tema: A Lírica de Linaldo Guedes, Entre Blues e Metáforas
Convidado: Veruza Guedes (Fundação Ernane Sátiro. Patos-PB)

Linaldo demarca bem a sua poética no seu tempo e espaço, denotando uma versatilidade no fazer literário digno de um artista contemporâneo, e nada mais justo do que Veruza disseminar esta obra em solo sertanejo, compartilhando o seu substrato poético para que possamos comungar dos versos de Linaldo e propagar seu trabalho. 60min.

Dia 19, sexta-feira às 16h
Tema: Augusto dos Anjos - O poeta do ordinário
Convidado: Jairo Cezar (João Pessoa-PB - Memorial Augusto dos Anjos)

O ex-diretor do Memorial Augusto dos Anjos, Jairo Cezar, apresenta-nos as controvérsias acerca da vida e obra de Augusto. As informações desencontradas de biógrafos, as influências que dão força à obra Anjosiana, as principais características de sua poesia e uma análise da essência da poética de Augusto pautada nas teorias desenvolvidas por Ferreira Gullar e Lúcia Helena. 60min.

Dia 19, sexta-feira às 19h
Tema: Lançamento do livro Suíte de Silêncios
Convidado: Marilia Arnaud (João Pessoa-PB)
Mediadora: Risonelha de Sousa Lins (Academia de Letras de Sousa-PB)

Única paraibana citada no livro “+30 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira”, Marília Arnaud é uma notável escritora pós-modernista, vencedora de vários concursos literários, com obra prefaciada por Raquel de Queiroz e apontada por Luiz Rufato como representante maior da Literatura feminina paraibana atual. Nesta ocasião, ela lançará seu primeiro romance no CCBNB Sousa. 60min.

A leitura em Versos e Canções
Tinto Marques (Sousa - PB)
Dia 20, sábado às 17h
A leitura na ótica da poesia e embalada nos ritmos de canções com o intuito de fazê-la muito mais desejada e desfrutada. É o que nos propõe aqui o poeta e compositor Tinto Marques. Entre nessa viagem! 50min.

Lançamento da Revista Sexus
João Matias (Campina Grande - PB)
Dia 20, sábado às 17h
Esta revista, cujo nome deriva do livro homônimo do escritor americano Henry Miller, surge com uma premissa: provar que é possível fazer uma publicação sobre literatura e arte erótica, evitando os tentadores clichês no meio do caminho. Classificação: 18 anos. 50min.

Palco Literário
Poesia em Cena
Dia 20, sábado às 16h
Na tarde de sábado, o Palco Literário do Abril para leitura será daqueles que gostam de declamar e recitar poesias. Para participar é fácil: basta escolher sua poesia na recepção do CCBNB Sousa, inscrever-se e vir ao palco concorrer ao prêmio de R$ 200,00 com a melhor performance. 60min.

Nenhum comentário: