Páginas

19 de jun. de 2013

ABES anuncia para outubro a quarta edição da FLIBO – Feira Literária de Boqueirão





Romper fronteiras e levar a poesia para todos os espaços, talvez tenha sido uma das primeiras motivações por trás da criação da Feira Literária de Boqueirão (FLIBO); algo que chamasse a atenção para um grupo de escritores em formação, saídos do "interior do interior" da Paraíba, mas precisamente da região do Cariri Paraibano.

Um grande desafio! Mas talvez este tenha sido o combustível que nos motivou a romper as barreiras e ousar. E convenhamos se na prosa o desafio já é grande, imaginem no campo da poesia, na subjetividade das emoções, onde cada palavra tem um sentido, e cada sentido um significado para quem é capturado pelos versos do poeta.

E por falar em poeta, este ano a FLIBO celebra o Centenário de VINICIUS DE MORAES (1913 - 2013), poeta essencialmente lírico; o "poetinha" como ficou conhecido, notabilizou-se pelos seus sonetos. Sua obra é vasta, passando pela Literatura, Teatro, Cinema e Música.
Mas são seus poemas infantis, que a quarta edição da FLIBO, traz como mote principal para embalar os quatro dias de feira, através do tema "era uma vez... a importância da Literatura na infância".

Na programação, contação de estórias, música, teatro, bate-papo com autores, lançamentos literários e muita, muita poesia, vão proporcionar alegria e serão alimento para a alma. No primeiro dia, a cidade vai recepcionar os visitantes e autores vindos de várias partes do país, com a MARCHA PELA LITERATURA, percorrendo as principais ruas da cidade até a Praça da ABES (Associação Boqueirãoense de Escritores).

A FLIBO acontece de 23 a 26 de outubro e toda a programação é gratuita; este ano, os minicursos serão oferecidos pelo Departamento de Letras da UFCG, sob a orientação do Professor José Helder Pinheiro.

Para saber mais, acesse: http://flibopb.wix.com/flibo

Um comentário:

Unknown disse...

Amigos da ABES,

Gostaria de chamá-los também "Colegas", mas a distância "física" nos separam...Como este ano a proposta é chamar a atenção para a preservação da natureza, da "Árvore", sugiro que se estenda esse olhar para o cultivo do alimento natural, "orgânico", com visitas à Feira Orgânica que se realiza nas Sextas-Feira, na Pirâmide, da Praça do Povo-CG. e se divulgue nas escolas, leiam sobre "Ecovilas", será enriquecedor... E quem sabe, além de Poesia, acrescentaríamos "o pão de cada dia". Rimou? Assim poderíamos viver "O Feijão e o Sonho" (Orígenes Lessa)... Por Algum tempo vivi em Boqueirão, outro Boqueirão (hoje Igaracy), quem sabe não adotarei esta nova cidade de mesmo nome? Um abraço! Gilmar Brasileiro.