O projeto integra o calendário anual da Funesc e tem como proposta favorecer, cultivar e incentivar a leitura, principalmente entre crianças e jovens, além de proporcionar atividades culturais e popularizar os nomes, obras e histórias de grandes escritores, especialmente os nordestinos, para um público diverso. Este ano, as atividades percorrerão as cidades de Pilar, Boqueirão, Taperoá, Teixeira, Sumé e Coremas entre os meses de julho e agosto.
Homenagem a Chica Barrosa - A Caravana Literária Agosto das Letras 2022 homenageia a repentista Chica Barrosa, conhecida como A Rainha Negra do Repente. Cantadora e Violeira. Era filha de João Francisco dos Santos e Josefa da Conceição Silva, escravos alforriados. Morreu assassinada na cidade de Pombal após uma discussão por causa de um relacionamento amoroso. Segundo o escritor Câmara Cascudo, “grande cantadeira sertaneja, gabada como a primeira lutadora de seu sexo que enfrentou os nomes mais ilustres da cantoria. Seus desafios correm mundo, despertando aplausos. O seu embate mais célebre foi com o fazendeiro cearense Manuel Martins de Oliveira, conhecido como Neco Martins, de São Gonçalo do Amarante. Embora vencida, improvisou magnificamente, deixando forte impressão entre os cantadores. Seu nome foi imortalizado nos sertões da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.
Fonte: https://paraiba.pb.gov.br/noticias/funesc-lanca-edital-para-selecionar-propostas-da-caravana-agosto-das-letras-2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário