Páginas

13 de jul. de 2011

Retomada


membros da ABES, governador Ricardo Coutinho,
prefeito Carlos José e o escritor Ariano Suassuna

 
Saudações Literárias!

Caros colegas escritores e leitores,

Após uma parada, não das atividades da Associação, mas das postagens do BLOG, retomamos com o compromisso de mantermos o blog da ABES atualizado, como uma prestação de serviços à todos que contribuem e simpatizam com o nosso trabalho que muito tem contribuído (sem falsa modéstia) para o engradecimento lítero-cultural da nossa região.

Este ano a ABES desenvolveu algumas atividades, dentre elas a FLIBO - Feira Literária de Boqueirão, que este ano junto com a Prefeitura, em nome do Prefeito Carlos José, de Dunga Júnior, do Secretário de Cultura Erasmo Rafael, da Secretária de Turismo Cléa Cordeiro, da Assessora de Imprensa Andréa Azevedo, da Presidente do CEFAR Josefa Pereira, da Secretária de Assistência Social Lúcia Batista, do Presidente da Câmara Renato Araújo, do Secretário de Infraestrutura Egnaldo Bernardino, do Secretário de Educação Eraldo Alves - e todas as escolas do município -, e demais Secretarias que contribuíram direta e indiretamente para a realização deste evento cultural, que se firmou em nosso Estado. Ressaltamos ainda, o apoio do Governo do Estado em nome do Secretário de Cultura Chico César, da Universidade Estadual da Paraíba em nome da Reitora Marlene Alves, a EDUEPB na pessoa do Prof. Sidoval e ainda a FUNJOPE com o grande Lau Siqueira e sua equipe e a FUNESC em nome de Lu Maia e toda sua equipe; também sem esquecer a ABRAEC em nome da Profa. Sudha e suas alunas que foram responsáveis - com maestria - pelos minicursos; ao pessoal do Núcleo Literário Caixa Baixa e Revista Blecaute, grandes grupos da literatura paraibana contemporânea; ao pessoal do FORUM Paraibano do Livro e da Leitura, que lançaram durante a feira o Plano Estadual do Livro e da Leitura da Paraíba.

Todos esses atores unidos em prol da cultura, cidadania, diversidade e LITERATURA; enfim, em nome da PROSA e da POESIA.

A FLIBO em sua primeira edição, mostrou que veio para ficar. Em 2010, contou com a presença de grandes nomes da literatura paraibana e nacional, à exemplo de Bráulio Tavares, com show de abertura do Poeta Jessier Quirino e homenageou o Escritor Paraibano Ronaldo Cunha Lima. Em 2011, seu segundo ano, mais uma vez, as águas de março trouxeram poesia à "Cidade das Águas"; foi a vez de prestar homenagem a um dos maiores escritores paraibanos, Autor do Auto da Compadecida, Ariano Suassuna, natural dessas terras daqui do Cariri.

Muita gente esteve conosco durante esta segunda edição. E queremos agradecer em VERSO e PROSA a presença de todos, dos que vieram daqui de pertinho, Astier Basílio, Samelly Xavier, Rodrigo Apolinário, Cris Leandro, Helder Pinheiro, Pedro dos Santos (Arca das Letras), Ailton Elisiário e Eneida Agra Maracajá; e dos que vieram de longe também, como Janaina Rico, Ana Brasil, Fredy Fevereiro, Carlito Lima, Isabelle Valadares, Bráulio Tavares e o grande mestre e homenageado ARIANO SUASSUNA.

Todos nós que fazemos a ABES agradecemos a todos os filhos de Boqueirão que abraçaram a FLIBO na Marcha pela Literatura, que levou às ruas da cidade os alunos do município e ainda alunos de outras cidades que estavam visitando a feira.

Os poetas de Boqueirão bradaram seus versos pelos quatro cantos da cidade, e foram ouvidos com a “poesia ao pé do ouvido”, declamados pelos “meninos de Marlene”.

Aqui foi plantada a semente. E como disse o repórter, até livro dá em árvore! “São os pés de livros” da Praça da ABES, cujas sementes são regadas o ano inteiro para florescerem em março, mês que acontece a FLIBO.

ABES,
Julho de 2011.

Nenhum comentário: